A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata de doenças que atingem o trato gastrointestinal. Conheça os principais procedimentos realizados:
Gastrectomia:
Cirurgia realizada para remoção total ou parcial do estômago. O procedimento é indicado quando há perfuração do órgão, por doenças como úlceras ou tumores gástricos.
Colecistectomia:
Cirurgia realizada para remoção da vesícula biliar. Trata-se do procedimento mais comumente realizado na especialidade, sendo indicado sempre que há presença de cálculos na vesícula biliar, além da presença de pólipos ou outros tumores.
Hernioplastia:
Trata-se do procedimento cirúrgico realizado para tratamento das hérnias abdominais, como as inguinais, as incisionais ou, até mesmo, as diástases dos músculos retos abdominais. Esse tipo de tratamento exige uma equipe experiente e habilitada.
Apendicectomia:
Cirurgia realizada para remoção do apêndice, órgão localizado na extremidade do cólon ou intestino grosso. A apendicite aguda deve ser tratada de maneira minimamente invasiva, permitindo um rápido e efetivo tratamento com mínimas cicatrizes e rápida recuperação.
Ostomia:
Antiga técnica cirúrgica que permite tanto a rápida recuperação quanto resolução de situações de emergência. Pode ser aplicada para tratamento de tumores ou outras doenças que não permitam os orifícios naturais para eliminação de fezes, urina ou mesmo que permita a alimentação adequada.
Quando procurar um profissional?
Atente-se para sintomas, como:
Dor abdominal intensa;
Perda de peso injustificada;
Queimação estomacal constante;
Constipação ou diarreia;
Náuseas e vômitos;
Surgimento de hérnias abdominais;
Entre outros.