A cirurgia robótica nada mais é que uma evolução tecnológica da já conhecida cirurgia laparoscópica. Enquanto nessa convencional, o procedimento é feito com a ajuda de uma câmera e de instrumentos finos, inseridos em um pequeno corte, na robótica, o cirurgião conta com o auxílio de um robô para a cirurgia.
A cirurgia robótica permite maior controle de movimentos, delicadeza em dissecções, aumentando a efetividade no tratamento de tumores, reduzindo as chances de sangramentos, além de diminuir interferências como tremores durante o procedimento cirúrgico.
A cirurgia robótica possui, ainda, vantagens para o paciente, pois, graças à ela, o tempo de internação é menor do que se comparado ao da cirurgia laparoscópica; a dor no pós-operatório é bem reduzida; as incisões são menores e propiciam um efeito estético melhor; menores chances de hérnias, comparando-se com as demais modalidades de cirurgias; além disso, o retorno às atividades cotidianas é mais rápido.
Quais são as cirurgias que realizo?
Bom, já vimos os benefícios da cirurgia robótica, se comparada à cirurgia laparoscópica. Agora, continue a leitura para descobrir quais os principais procedimentos cirúrgicos que realizo.
O primeiro deles é a cirurgia oncológica dos aparelhos digestivos. Engana-se quem pensa que o robô é utilizado apenas em procedimentos urológicos. Tumores gastrointestinais, como câncer de esôfago, de estômago e de cólon, são tratados com a ajuda da cirurgia robótica. Neste caso, a indicação desta técnica permitiu um enorme avanço na dissecação de nervos, preservação de funcionalidade e diminuição, por exemplo, de impotência sexual relacionada à cirurgia do reto.
Outra cirurgia é a de diástase dos retos abdominais. O que é isso? É a separação do músculo reto abdominal, ligado ao enfraquecimento dos tecidos dessa região. Muito comum em mulheres após a gestação, permite o tratamento da flacidez na parede abdominal sem corte.
Por fim, a cirurgia bariátrica. O procedimento é indicado para o tratamento da obesidade naqueles pacientes que não conseguiram emagrecer por meios naturais ou possuem obesidade mórbida, com IMC superior a 35 com comorbidades ou estritamente maior que 40.
Em resumo, entendemos que a cirurgia laparoscópica, em si, é um grande avanço da medicina, pois é um procedimento minimamente invasivo. Entretanto, a cirurgia robótica trouxe ainda mais benefícios.
Suas vantagens são diversas, tanto para o paciente quanto para o cirurgião, por isso, tem ganhado espaço entre os consultórios médicos.
Cirurgia robótica em Goiânia
O Dr. Renan R. Marangoni é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especializado em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília e Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). É habilitado em Cirurgia Robótica pela Intuitive, na plataforma Da Vinci Xi e também na plataforma Si, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, pelo IRCAD – América Latina, bem como no American College of Surgeons. Realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e condições relacionadas ao sistema digestivo, como o câncer de pâncreas. Além disso, também faz o tratamento da Obesidade. Agende sua consulta.
2 Comentários. Deixe novo
Tudo bem Dr Renan!
Meu nome é Luciano Batista residente em Barra do Garças MT.
Em outubro fiz uma cirurgia de urgência, intestino perfurado onde foi tirado 20cm, 4 dias após a cirurgia surgiu uma fístula enterocutãnea no lugar da emenda, onde agora as saem, caem no peritônio e saem no lugar da incisão cirúrgica.
O Sr faz essa cirurgia de correção?
Estou sofrendo muito com esse problema. Aqui não tem especialista!
Pode me ajudar?
Olá, agradeço pelo o seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (62) 3121-5587 (62) 3121-5682 ou pelo Whatsapp: (62) 99867-4680